Em seu livro Muito Além da Hierarquia (Ed. Gente), Pedro Mandelli lembra que confiança é a crença de que as pessoas de quem dependemos irão cumprir nossas expectativas.
Mas como saber se o seu chefe realmente confia em você? É simples. Basta você analisar o quanto de controle ele exerce sobre as suas atividades. Afinal de contas, assim que bons gestores se sentem inseguros em relação a alguém, logo aumentam o domínio sobre a pessoa a fim de minimizar os riscos de grandes falhas.
Portanto, o seu nível de autonomia no trabalho é um bom indicador. Se você tem espaço para expor seus pontos de vista, pode escolher a forma como quer cumprir suas tarefas e ainda possui carta branca para promover algumas mudanças que julga convenientes, certamente seu superior lhe dá crédito.
Em contrapartida, se você costuma receber orientações que lembram um passo-a-passo, precisa fazer relatórios minuciosos para quase tudo e ainda é monitorado semanalmente, é melhor entender logo por que você não goza de confiança.
Além disso, sempre é bom lembrar que ninguém conquista credibilidade perante outra pessoa de uma hora para a outra e, mesmo assim, um único deslize pode ser suficiente para que o elo com o superior se quebre, não é verdade?
No mundo do trabalho, como lembra o próprio Mandelli, a confiança é formada basicamente por três pilares:
- Resultados;
- Demonstração de preocupação; e
- Integridade.
Quem tem bons resultados para apresentar costuma receber crédito logo de cara, como é o caso, por exemplo, do campeão de vendas da empresa na qual você trabalha. Mesmo que não se identifique com o vendedor em questão, é provável que você o respeite, pois ele faz acontecer.
Também se faz confiável quem se importa com as coisas, chora junto com a gente quando algo dá errado e não mede esforços para resolver os problemas que aparecem. É por isso mesmo que ficamos ressabiados com pessoas individualistas demais.
Por fim, a confiança depende da integridade, que é um misto de ética, honestidade, consistência e responsabilidade. Aquele que alcança resultados fantásticos e está sempre perto quando a gente mais precisa, mas tem um caráter duvidoso, com certeza não inspira confiança.
Cuidando desses três pilares pode ter certeza de que a sua credibilidade vai aumentar com o passar do tempo. Na prática, o seu chefe vai lhe pedir ajuda, aceitar suas sugestões e até mesmo admitir as próprias fraquezas e erros.
Mais ainda: terá ao seu lado um superior que se esforça por cumprir as expectativas que você tem e, principalmente, concederá o benefício da dúvida antes de chegar a conclusões negativas sobre a pessoa que você é ou algo que tenha feito.
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.