Soluções criativas em benefícios para os colaboradores

Artigos
Se a sua empresa é de pequeno porte, lembre-se que alguns benefícios têm custo próximo a zero.

O cardápio de benefícios que as empresas oferecem para seus colaboradores mudou bastante nos últimos anos porque já está bem claro que a percepção de valor é diferente de pessoa para pessoa. Um pai de família na faixa dos 40 anos, por exemplo, geralmente quer ter um bom plano de saúde, aquele vale-alimentação polpudo e auxílio-creche. Já um jovem recém-formado, muitas vezes prefere cerveja liberada na sexta-feira xà tarde durante o horário de trabalho e assinatura grátis do Spotify.

Se você quer que as pessoas apreciem o esforço da sua companhia em dar algo a mais para elas, antes procure saber com o que se importam de verdade. Ou, então, pelo menos crie um pacote de benefícios flexível: os colaboradores recebem uma verba e podem compor a cesta de acordo com várias opções disponíveis.

Aliás, vou aproveitar a oportunidade para compartilhar com vocês soluções criativas que diferentes organizações estão colocando em prática. Pode ser que algumas delas façam sentido aonde você trabalha.

Quando o assunto é lazer e cuidados com a saúde, há muito tempo existem empresas que se orgulham de ter seu clube esportivo particular para os funcionários e familiares. Agora, o reembolso de gastos com academia de ginástica, mensalidades de grupos de corrida e até mesmo com a compra de um tênis novo são comuns.

Para estimular o apreço pela cultura, também existem aquelas que dão entrada gratuita para cinemas, museus e teatros conveniados. É só o funcionário apresentar uma carteirinha comprovando o vínculo empregatício – quando chega no local – e o valor é automaticamente debitado na conta da empresa.

De salão a home-office

Outra benfeitoria que tem feito a cabeça das mulheres, literalmente, são os salões de beleza adaptados no espaço de trabalho.
Uma vez por semana as funcionárias escolhem entre fazer as unhas ou arrumar os cabelos.

Outra benfeitoria que tem feito a cabeça das mulheres, literalmente, são os salões de beleza adaptados no espaço de trabalho. Uma vez por semana as funcionárias escolhem entre fazer as unhas ou arrumar os cabelos na própria empresa sem gastarem um centavo. Ainda nessa linha de proporcionar conveniência, também temos companhias que cuidam da feira semanal dos colaboradores. Elas doam a cada profissional frutas, verduras e legumes que são cultivados na fazenda da própria firma ou adquiridos num mercadinho próximo. É o chamado “kit horta”.

A possibilidade de trabalhar em casa às segundas e sextas-feiras vai na mesma direção. Quem mora em cidades com trânsito caótico entende o home-office parcial como uma oportunidade de ouro de ser mais produtivo, melhorar a qualidade de vida e ainda manter um bom nível de satisfação com o trabalho. Já a licença-maternidade com duração de um ano é um benefício que muitas mulheres têm levado em conta na hora de decidir se permanecem ou não na empresa depois do nascimento do bebê.

Mimos variados

E engana-se quem acha que os “mimos” são apenas para seres humanos. Uma companhia americana especializada em sistemas de saúde, ao constatar que seus colaboradores tinham muitos animais de estimação, começou a se preocupar com o bem-estar dos pets. Lá, até os cães e gatos têm direito a plano de saúde.

Fora essas novidades, o investimento em educação continua a ser um amparo muito valorizado. É incrível o que a ajuda de custo para a conquista de um diploma universitário ou daquele curso de idiomas tão sonhado pode fazer em relação ao engajamento das pessoas no trabalho a ser feito.

Mas se a sua empresa é de pequeno porte e você acha isso tudo muito bonito, mas impraticável, lembre-se que alguns benefícios têm custo próximo a zero. É o caso de dar folga às pessoas no dia do aniversário delas. Quase todo mundo adora esse tipo de medida.

Contato

Vamos conversar?