A assertividade é uma virtude que pode ser aprendida por qualquer pessoa. Contudo, poucos profissionais a desenvolvem, pois é bem mais fácil você se posicionar de modo passivo, agressivo ou manipulador ao interagir com outras pessoas.
Aliás, fica a dica: você só descobre o quão assertivo é diante de um potencial conflito. Nessa hora é que uma fala fora do tom tem tudo para ofender o outro e, em contrapartida, ficando quieto também pode criar problemas. Não por acaso a definição de assertividade é você dizer o que pensa com firmeza e objetividade, mas sem agredir ou causar constrangimentos.
Consequentemente, ninguém é assertivo 100% do tempo. Eu posso falar com você utilizando palavras que eu julgo certas e ainda assim ser visto como alguém rude ou confuso. E abordando uma terceira pessoa da mesma forma, posso ser encarado como um homem transparente, direto e assertivo. Resumindo: a percepção do outro é um fator-chave.
Ainda bem que existem alguns sinais visíveis que revelam se você tem se comportado de modo assertivo. Os principais são estes:
- Você consegue dizer não às pessoas com sabedoria. Em vez de simplesmente negar a solicitação feita, costuma apresentar alternativas, como negociar uma melhor data para o atendimento.
- Não enfrenta muitas situações de mal-entendidos. O seu dia a dia não é repleto de falas do tipo: “Mas, eu quis dizer outra coisa…”
- As pessoas se sentem bem quando estão ao seu lado. Como pratica a escuta ativa, muita gente adora ficar conversando com você por longas horas, quando permite.
- É visto como um mediador de conflitos. As pessoas lembram do seu nome logo que surge alguma discussão na empresa que precisa ser administrada.
- Você costuma agir no timing exato. A capacidade de enxergar o contexto faz com que você peça seu aumento de salário na hora H, converse com aquele cliente raivoso só depois que ele se acalma etc.
- As pessoas o veem como confiável. Costumam se abrir com você contando segredos, prestam atenção naquilo que você diz e não enxergam “segundas intenções” em sua postura.
- Você se posiciona. Evita o “Eu não sei” ou “Escolha você”, pois se sente confortável em manifestar suas opiniões de forma respeitosa, mesmo que isso, a principio, desagrade algumas pessoas.
- É difícil alguém tirá-lo do sério. Mesmo sob grande pressão, você mantém o autocontrole 95% das vezes.
Não sei se você já notou ao longo do texto, mas a base da assertividade é a empatia. Só conseguirmos êxito na comunicação com o outro quando o colocamos em primeiro plano. Qualquer pessoa muito focada em si tem dificuldade de ser empática e, consequentemente, de ser assertiva.
Os oito comportamentos acima precisam fazer parte do seu dia a dia porque, ainda que você tenha uma série de competências técnicas, é a comunicação eficaz que vai fazer com que os outros acreditem em sua experiência.
Além disso, como Peter Drucker ensinava: “Sessenta por cento dos problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação”. Se você aprimorar a sua forma de conduzir reuniões, escrever e-mails, enviar áudios pelo WhatsApp e cuidar da sua linguagem corporal, tem tudo para ser alguém ainda mais decisivo na companhia.
Pense nisso!
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.