A resposta para essa pergunta depende muito daquilo que você deseja alcançar com o evento. Se o seu objetivo é simplesmente divertir os colaboradores, então vá em frente e contrate uma palestra-show! Contudo, caso precise gerar uma mudança duradoura, esse tipo de fala não serve para a sua empresa.
Quem busca uma palestra-show já escolheu o que quer: entretenimento. Portanto, não espere que as pessoas saibam o que devem fazer quando seu evento chegar ao final; elas estarão alegres e eufóricas, mas ainda perdidas, na maioria das vezes.
Se você almeja uma transformação pessoal verdadeira e consistente em seus colaboradores após o evento, contrate uma palestra motivacional com conteúdo. Isto é, vá em busca de alguém que saiba transferir o conhecimento necessário de forma agradável e ainda tenha o que dizer de novo.
Quando as pessoas riem muito durante a palestra e ao seu término não conseguem expressar o que aprenderam, certamente assistiram a uma palestra-show. Quando elas deixam o auditório decididas a fazer algo diferente e ainda conseguem dizer os passos que darão dali em diante para concretizar a mudança, a palestra foi de conteúdo.
E como não errar na hora de contratar o palestrante, já que ambas aparentam ser motivacionais? Geralmente uma boa palestra de conteúdo é formada por três características:
– Conteúdo relevante. Converse com o palestrante para saber se o conteúdo central da fala dele está alinhado com as reflexões que você precisa provocar na equipe e entender qual a bagagem acadêmica que sustenta as ideias que ele defende.
– Roteiro da apresentação. Bons palestrantes costumam desenvolver suas ideias com um fio condutor muito claro. Procure saber como ele pretende motivar o público e o que fará para surpreendê-lo.
– Fala envolvente e dinâmica. Se o palestrante tem controle de palco, sabe contar “causos”, tem um ritmo de fala que segura a plateia e ainda é inspirador, o sucesso do evento está praticamente garantido.
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.