O Propósito Transformador Massivo (PTM)

Artigos

Uma das principais características das chamadas Organizações Exponenciais é que elas, por natureza, sonham alto. Como Salim Ismail, fundador da Singularity University, ensina: “Quando uma empresa pensa pequeno é improvável que vá buscar uma estratégia de negócios capaz de alcançar um rápido crescimento”.

E como sabemos que elas almejam algo grande de verdade? É só ler o seu Propósito Transformador Massivo (PTM) que a gente descobre na hora. Alguns exemplos:

  • Google: “Organizar a informação do mundo”.
  • TED: “Criar ideias que merecem ser espalhadas”.
  • Coca-Cola: “Matar a sede do mundo”.
  • Singularity University: “Impactar positivamente um bilhão de pessoas”.

Portanto, o PTM é mais do que uma declaração de missão bem escrita que visa orientar a equipe interna. Apresenta um Propósito (motivo nobre por trás do trabalho do dia a dia) claramente Transformador (pois, pretende modificar as bases de alguma indústria) e, se tudo isso não bastasse, ainda é Massivo (audaciosamente grande a ponto de afetar a comunidade ou o próprio planeta).

Um dos efeitos práticos do PTM é que muita gente “de fora” embarca junto, além dos colaboradores internos. Isso explica os monstruosos ecossistemas formados ao redor de empresas como Apple, Amazon, Uber, Waze e Instagram.

Aliás, o PTM é um dos principais trunfos na hora que uma Organização Exponencial precisa recrutar profissionais talentosos ou sustentar o engajamento dos melhores que já trabalham por lá. É fácil enxergar que existe algo grande e significativo pelo qual vale a pena lutar.

Drew Houston, fundador do Dropbox, disse certa vez: “As pessoas mais bem-sucedidas são obcecadas em solucionar um problema importante, algo que lhes interessa. Elas me fazem lembrar um cão que persegue uma bola de tênis. Para aumentar suas próprias chances de felicidade e sucesso, você deve encontrar sua bola de tênis – algo que para você é irresistível”.

Pensando nisso, que tal começarem a conversar em sua organização sobre o PTM de vocês? Qual é a coisa mais incrível e inspiradora que podem criar, ganhará a simpatia de muita gente que nem trabalha aí na companhia e ainda será capaz de fazê-los contribuir com o mundo?

O processo começa assim: 1) Vocês entregam um material explicativo sobre o conceito de Propósito Transformador Massivo para os colaboradores; 2) Promovem uma reunião na qual todo mundo tem a oportunidade de dizer qual acredita ser o PTM da empresa e as principais ideias são anotadas em um quadro; e 3) Vocês resumam o diálogo em uma frase memorável, sucinta e inspiradora.

Pode ser que o resultado dessa reunião inicial não alcance exatamente o que você gostaria e outros encontros ainda se façam necessários. Porém, chegará um momento em todos olharão para o texto do PTM e uma única coisa virá à mente do grupo: “É exatamente por isso que estamos aqui! Vamos pra cima!”

Uma Organização Exponencial não é feita apenas de um PTM. Mas seguramente começa com ele.

Contato

Vamos conversar?