O novo vocabulário de gestão nas organizações

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Um dos principais indicadores de que as coisas realmente vêm se transformando no mundo corporativo é o novo vocabulário de gestão já incorporado por boa parte das pessoas. E, diga-se de passagem, repleto de estrangeirismos.

Dias atrás, por exemplo, o gerente de marketing de uma grande companhia me disse que o profissional de uma agência de publicidade que o visitou fez uso de tantas expressões em inglês durante sua apresentação que, ao final, ele não havia compreendido quase nada do que foi dito.

As startups, então, têm todo um vocabulário particular que até mesmo expressões em português soam bastante estranhas. Como quando alguém pergunta: “A sua empresa teve de pivotar nos últimos dois anos?” Alguém diz: “A última iteração que fizemos já vai garantir o MVP”. Ou ainda surge um terceiro questionando: “Vocês estão prontos para praticar um pouco de ideação?”

Ao refletir brevemente sobre os termos que dez anos atrás nem faziam parte do meu vocabulário de gestão e hoje são corriqueiros, identifiquei seis deles, que são estes abaixo:

— Cross selling. A estratégia comercial na qual se busca vender um produto complementar à oferta adquirida pelo cliente. Caso da pessoa que vai ao McDonald’s para comprar apenas um lanche e leva um combo com refrigerante e batata frita por causa do preço atrativo.

— Forecast. Se o budget tem a ver com o orçamento ao longo de um período específico, o forecast é o ajuste deste orçamento. As revisões orçamentárias que acontecem em algum momento para garantir que as metas definidas no orçamento inicial sejam cumpridas.

— Kick-off. Aquela reunião promovida com o intuito de informar e engajar os profissionais que farão parte de um projeto que está iniciando. Portanto, o encontro de lançamento no qual juntamos todo mundo para alinhar objetivos, expectativas e o que será feito na prática.

— Omnichannel. O esforço de convergir todos os canais de vendas de uma empresa para que o cliente não perceba diferença entre comprar em uma loja física ou em canais digitais. É o omnichannel que possibilita você adquirir uma TV pelo site, retirá-la em uma loja no mesmo dia e sem pagar mais por isso.

— Pitch. Apresentação breve e objetiva sobre um produto ou serviço ofertado com o intuito de convencer potenciais clientes ou investidores quanto às oportunidades que existem no seu negócio. O “discurso de vendas” rápido e estruturado que serve para despertar a atenção de quem importa de verdade.

— SquadsAs pequenas equipes multidisciplinares formadas por pessoas de diferentes habilidades e áreas de atuação que se reúnem para tocar um projeto-chave na companhia. Portanto, o pelotão ou tropa de elite criado para atacar um problema que precisa ser tratado logo.

E na sua lista, quais entrariam?

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