Cada vez mais pessoas têm aprendido a escrever boas metas, porém conseguir executá-las continua a ser um desafio e tanto. É por isso que, logo depois dos primeiros obstáculos, muita gente substitui a empolgação inicial pelo desânimo em seguir a jornada.
O fato é que saber onde você quer chegar é uma dádiva, mas representa apenas o primeiro passo. A realização de grandes coisas exige esforços sucessivos, muita disciplina e, especialmente, a sabedoria de se fortalecer com os primeiros progressos. Aliás, essa é a ideia poderosa presente em métodos ágeis, como Scrum, OKR, sprints etc.
Todos eles, a seu jeito, nos ensinam que depois de definir uma meta, devemos dirigir a atenção para aquilo que precisa ser feito de concreto no curto prazo a fim de nos aproximarmos do alvo. O que costumo chamar de Método das Pequenas Vitórias.
O sucesso de programas que exigem grandes mudanças de comportamento, como o Alcoólicos Anônimos, vem da ancoragem neste mesmo princípio. Nenhum participante do AA é obrigado logo de cara a se manter em abstinência por toda a vida; a tarefa dele é permanecer sóbrio pelas próximas 24 horas. O tipo de vitória que um dependente topa encarar.
Em seu trabalho, podemos traduzir o mesmo raciocínio como: a meta que você deve bater daqui a 90 dias é difícil, mas o que pode fazer hoje ou até a próxima sexta-feira que certamente o deixará mais próximo de atingi-la?
Especialmente quando estamos em posições de liderança, é muito difícil manter o entusiasmo das pessoas apenas com uma visão poderosa. Elas querem ver que tem alguma coisa de bom acontecendo de verdade e as pequenas vitórias proporcionam a clareza de movimento que nutre o seu ímpeto e confiança para seguirem adiante.
Os chineses já ensinam há muito tempo: “Uma longa caminhada começa com o primeiro passo”. As conquistas diárias e/ou semanais, além de subdividir nossos desafios em partes administráveis, ajuda a não nos sentirmos esmagados pelo tamanho deles.
Portanto, o Método das Pequenas Vitórias, que você pode aplicar para melhorar a sua performance individual, liderar um time de trabalho ou conduzir os mais diferentes tipos de projetos, proporciona dois grandes ganhos:
- Mobiliza todo mundo para uma ação rápida. Faz com que vocês saiam do campo das intenções para a experimentação, despertando o senso de urgência.
- Aumenta o compromisso. Os microsucessos fortalecem o engajamento com a meta principal e a autoconfiança de que ela pode ser atingida, mesmo diante de obstáculos que surgem pelo caminho.
De agora em diante, busque alcançar pequenos progressos dia após dia em vez de tentar cumprir uma meta ambiciosa toda de uma vez e logo desistir. E, para isso, sempre que possível pergunte-se a si mesmo: “O que devo fazer hoje de concreto para me aproximar daquilo que eu quero?”
Pense nisso e sucesso na jornada!
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.