Para dar sequência ao programa de formação de líderes operacionais, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), com sede em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, está aplicando o curso “Impacto e Influência”, ministrado pela Caput Consultoria. Até o fim deste ano, o treinamento terá atingido 900 gestores de equipes.
A Caput Consultoria é parceira da CSN há quatro anos e já desenvolveu treinamentos de liderança para colaboradores de vários níveis de gestão da empresa, desde gerentes gerais, que conduzem cerca de 1,2 mil pessoas em suas unidades, até líderes de operações, responsáveis por pequenas equipes de trabalho.
Segundo o consultor da Caput Wellington Moreira, o curso “Impacto e Influência” ensina que os líderes não devem se preocupar apenas em influenciar os próprios subordinados, mas também os pares e superiores. O treinamento, portanto, mostra como liderar para cima, para os lados e para baixo na relação hierárquica.
“Em qualquer empresa, os líderes têm de exercer ascendência sobre todas as pessoas que afetam o resultado do seu trabalho, mas eles nem sempre são conscientes de que diferentes relações pedem formas específicas de atuação. No curso, os participantes têm entendido isso e aprendido o que podem fazer para atuar de forma mais eficaz em seu papel de liderança na companhia.”, afirma o consultor.
Entre maio e junho estão sendo treinadas 21 turmas de um total de 50. Os outros grupos devem receber os treinamentos até o fim do ano.