Como garantir a execução da estratégia e o que fazer quando a empresa ainda não sabe para onde ir – Editora: Qualitymark – Autor: Wellington Moreira
O consultor empresarial Wellington Moreira acaba de publicar o seu mais novo livro: Líder Tático. A obra traz um panorama do exercício da liderança tática nas empresas – tema negligenciado nos últimos anos pelo universo corporativo e pelas escolas de negócio.
Cumprir o papel tático é essencialmente executar as estratégias estabelecidas pela alta direção da companhia ou saber que postura assumir na ausência de uma estratégia. E mais importante ainda: ter a capacidade de reagir às mudanças de cenário do mercado que não foram previstas no planejamento estratégico.
Nas empresas com uma estrutura organizacional muito rígida o papel tático tende a ficar limitado à média gerência, espaço ocupado por gerentes, coordenadores e supervisores.
O autor propõe que todas as lideranças, inclusive a diretoria, tenham uma atuação tática. Em especial, quando os resultados de curto prazo estão em risco ou há necessidade de lidar com mudanças de última hora que impactam a organização como um todo.
Papel tático precisa ser mais valorizado
Wellington Moreira lembra que as empresas já começam a compreender que “o importante não é ser maior e sim mais veloz do que a concorrência”; afinal, a capacidade de antecipar grandes mudanças ou reagir a elas rapidamente é que define se a companhia continuará no mercado pelos próximos anos ou fechará as suas portas em breve.
Contudo, o livro mostra que, apesar da importância que a liderança tática tem para a sobrevivência e consolidação das empresas no mercado, a execução – foco da atuação dos líderes táticos – ainda é subvalorizada, especialmente pelo alto staff. “Diretores tendem a se preocupar com a formulação da estratégia e a achar que a implementação deve ficar a cargo de pessoas menos graduadas na companhia, esquecendo que eles também precisam acompanhar de perto como as iniciativas estão sendo executadas”, destaca Wellington Moreira.
O desprestígio com que a atuação tática é vista é uma das razões pelas quais muitas empresas não conseguem tirar as próprias ideias do papel. Segundo levantamento da Project Management Institute (PMI), 4 em cada 10 companhias fracassam na execução do planejamento estratégico. “Posso dizer com certeza que, se você não tiver uma liderança tática bem treinada e articulada, nenhuma estratégia salva o negócio”, dispara o consultor.
A obra apresenta ainda caminhos para a formação de líderes táticos e traz exemplos de empresas que se empenham continuamente na capacitação das pessoas que fazem acontecer; companhias que ele classifica como “fábricas de líderes”.
Deseja adquirir um exemplar? Clique aqui.
***********
FICHA TÉCNICA
– Título: Líder tático
– Subtítulo: Como garantir a execução da estratégia e o que fazer quando a empresa ainda não sabe para onde ir
– Autor: Wellington Moreira
– Editora: Qualitymark
– Páginas: 152
– Ano: 2015
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.