Imagine trabalhar em uma companhia onde você responde a dois gerentes ou, como coordenador, compartilha a liderança com outra pessoa. Esse modelo, cada vez mais comum em empresas, é o que chamamos de job sharing.
A ideia, basicamente, envolve o compartilhamento de um cargo por dois profissionais que dividem responsabilidades e tarefas da posição. E é claro, adotar o job sharing na liderança traz desafios únicos, como a necessidade de uma fronteira clara entre as funções que cabem a cada gestor, além de uma comunicação eficaz tanto entre os líderes quanto com a equipe.
No Drops de Liderança desta semana, Wellington Moreira comenta sobre os principais desafios da liderança compartilhada e explica por que ela não é um simples modismo, como alguns acreditam ser. Ficou imperdível!
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.