A estratégia de muitas empresas é clara: reproduzir em seu negócio aquilo que deu certo em outras companhias. E não pense que este tipo de orientação é sinal de pequenez. Imitar boas práticas da concorrente líder de mercado ou de quem pelo menos parece estar fazendo a coisa certa não é nada simples.
Existe até uma fábula que trata do assunto. Segundo ela, dois burros saíram em caminhada, um com uma carga de açúcar e o outro com esponjas. O primeiro já alertou logo de cara: “Precisamos marchar com cuidado porque a estrada é repleta de perigos”. Porém, o colega discordou: “Não existe perigo algum se andarmos pelo rastro de quem passou hoje por aqui”.
Então, o primeiro ensinou: “Nem sempre é assim. Onde passa um pode não passar outro”. O segundo animal, então, foi ríspido: “Que burrice! A minha experiência ensina que o segredo de quase tudo está em imitar o sucesso dos outros”. Mesmo agredido, o colega reforçou: “Nem sempre é assim, nem sempre é assim…”
Mais tarde, ao alcançarem um rio cuja ponte havia caído na véspera, um deles questionou: “E agora?” O outro sugeriu: “Creio que a solução é passar a pé”. O burro que levava açúcar então entrou na correnteza e, com a carga dissolvendo em contato com a água, chegou à margem oposta sem dificuldade. Logo depois, o burro da esponja lançou-se ao rio acreditando: “Se ele passou, passarei também”. Porém, sua carga encharcou a tal ponto que o pobre tolo desapareceu no fundo do rio.
Quando estamos diante de uma estratégia aparentemente óbvia não é difícil concluir: “É fácil demais fazer isso! Também vou repetir a receita!” Mas, cuidado com as conclusões precipitadas. Você talvez não esteja enxergando o quadro todo.
Aliás, é por isso que, ao escutar qualquer case de sucesso, fico pensando: qual parte da história não foi contada e eu ainda preciso saber antes de registrar na cabeça qualquer lição relevante.
Por exemplo, há anos o mercado comenta que o Mc Donald’s investe muito dinheiro em pesquisa de mercado para decidir onde abrir novos restaurantes no país enquanto que o Habib’s gasta pouquíssimo na escolha dos seus pontos-de-venda. Ele simplesmente instala lojas em endereços próximos a um restaurante Mc Donald’s.
Mas não pense que a história acaba aí. Tem muita coisa neste tipo de estratégia que ainda não foi contada, pois várias outras empresas tentaram fazer igual ao Habib’s em seus negócios e se estreparam.
Antes de implantar qualquer prática bem-sucedida de terceiros na companhia onde trabalha, procure avaliar algumas questões: 1) Por que acredita que ela é aplicável ao negócio de vocês?; 2) Quais são os pré-requisitos para o sucesso dela em sua empresa?; 3) Quem já tentou fazer o mesmo e fracassou?; e 4) Quais lições também servem para vocês?
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.