Bom seria se pudéssemos estar em vários lugares ao mesmo tempo. Fisicamente não podemos, é claro, mas aquilo que produzimos sim! É por isso que um bom palestrante, além de disseminar seu conhecimento no palco, tem o hábito de escrever.
Uma rotina que não serve apenas para reforçar as ideias que ele(a) defende, afinal a organização do raciocínio e a descoberta de lacunas presentes na argumentação são bons frutos de quem se esforça para colocar no papel aquilo que deve ser muito bem sustentado em palestras.
Se você quer começar a produzir textos, não precisa ter uma coluna garantida no jornal da sua cidade ou redigir artigos enormes. Pode criar um blog pessoal para fazer comentários sobre notícias de interesse e expor alguns pontos de vista, com a vantagem de não ter de se preocupar muito com a estética ou o tamanho do texto.
Depois que obtiver um pouco de prática e confiança, aí é hora de espalhar aquilo que produziu por todos os meios possíveis, afinal há pouca graça em dedicar um precioso tempo à escrita se ninguém ler aquilo que você escreve. Além do mais, o feedback dos leitores é importantíssimo para calibrar os futuros textos.
E quando sentir que tem conteúdo suficiente para escrever algo mais consistente sobre um assunto específico e relevante, por que não dar um passo adiante escrevendo um livro? Muitos grandes escritores de obras de negócios da atualidade começaram com pequenos blogs despretensiosos e hoje são lidos por milhares de pessoas.
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.