Uma das principais dificuldades que muitas pessoas têm na hora de promover mudanças importantes em sua vida é colocar em prática aquilo que, no fundo, há muito tempo já sabem que precisa ser feito.
A história geralmente é parecida com essa: a pessoa toma uma decisão, daí se empolga em tirar a ideia do papel, com o passar dos dias vai desanimando assim que as primeiras dificuldades aparecem e, por fim, esfria a ponto de nem querer mais pensar no assunto.
No entanto, a realidade pode ser bem diferente, pelo menos no seu caso. Você pode conseguir terminar aquilo que começa, especialmente ao cultivar um hábito importantíssimo: a consistência. Isto é, a capacidade de se manter firme em direção ao seu propósito, mesmo quando as circunstâncias insistem em atrapalhar os planos.
No longínquo século XVIII, inclusive, o filósofo britânico Jeremy Bentham já ensinava: “A mais rara de todas as qualidades humanas é a consistência”.
Mesmo após mais de uma década, eu ainda recordo de um vendedor de planos de saúde de uma empresa que atendi. Por anos e anos ele visitou uma usina de açúcar e álcool tentando fazer negócios por lá e sua perseverança era motivo de chacota dos colegas. Porém, em um certo dia, ele fez a maior venda da sua vida para esse mesmo cliente.
Só para você ter noção do tamanho do negócio, o valor da comissão recebida por ele de uma só vez representava o que a maior parte dos outros vendedores levaria em torno de cinco anos para ganhar, se mantivessem a mesma média de fechamento.
Pense em sua carreira como uma escada repleta de degraus que você precisa ir superando um a um. E cujos degraus são distantes um do outro a ponto de você não conseguir vencê-los de uma só vez. Isto é, assim que alcança um andar, precisa percorrer certa distância no mesmo patamar até avançar para outro degrau acima, em uma jornada que exige tempo. É o que chamamos de escada de progressos.
Boa parte das pessoas falha quando acredita que o sucesso na carreira pode ser acessado por meio de um elevador em que ficam paradas, bastando apertar um botão para chegar no topo. Aliás, é por isso que tanta gente quer resolver os grandes problemas no trabalho – e fora dele – aplicando soluções mágicas.
Profissionais consistentes costumam ser encantadores porque é fácil confiar neles. Depois de algumas poucas experiências ao lado de alguém assim realmente passamos a acreditar que ele é capaz de cumprir qualquer combinado.
Mas, como a diferença entre o remédio e o veneno está na dose, não confunda consistência com inflexibilidade. Ser firme é bem diferente de resistir às mudanças que estão batendo à sua porta. Especialmente no mundo em que vivemos hoje.
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.