O home office é uma realidade para inúmeras companhias já há algum tempo. No entanto, com a chegada do novo coronavírus no Brasil, durante as próximas semanas deixará de ser apenas um regime de trabalho alternativo. Quem não quiser paralisar suas atividades temporariamente, terá de adotá-lo.
Uma mudança desafiadora sobretudo para as organizações tradicionais. Afinal, de uma outra para a outra, elas perderão boa parte do controle que mantêm sobre os seus colaboradores, precisarão aprender a se comunicar melhor com eles e ainda conservar a produtividade do time.
Se você não tem muita experiência com home office em tempo integral, é bom saber que algumas práticas serão importantes a partir de agora:
1) Escolha um local adequado para trabalhar.
Instale-se naquela área da casa onde você possa ter algum tipo de privacidade, ventilação, luminosidade, espaço para a mesa de trabalho e uma cadeira confortável. E é claro, preserve este ambiente limpo e organizado todos os dias.
2) Dentro do possível, mantenha a sua rotina.
É importante que você siga os mesmos horários para começar e encerrar o expediente, almoçar e fazer seus intervalos. Além disso, nada de ficar de pijama jogado no sofá, com o notebook à mão. Talvez você até não precise usar o uniforme da empresa, mas fique de prontidão para atender uma chamada de vídeo a qualquer momento.
3) Use e abuse das videoconferências.
Hoje em dia, é possível realizarmos reuniões online com o mesmo impacto dos encontros presenciais utilizando aplicativos gratuitos, como o Zoom, Google Haugouts, Skype ou WhatsApp. Por isso, durante a quarentena, sempre que considerar necessário, promova reuniões rápidas com o seu chefe, colegas de trabalho, fornecedores e/ou clientes.
4) Cuide da infraestrutura tecnológica.
Já que a sua residência será uma extensão do escritório de trabalho, é preciso combinar com a área de TI as regras de conexão à intranet durante esse período, principalmente se vocês têm algumas restrições para acesso remoto. E mais: você vai utilizar o seu computador pessoal ou o notebook da empresa? O ramal de telefone será redirecionado para o seu número celular?
5) Peça a colaboração dos outros moradores.
Se não residir sozinho, as demais pessoas da casa podem acabar sendo um problema para você manter a disciplina no dia a dia. Afinal, com a sua presença física permanente, elas podem acreditar que não há problema algum em puxar papo ou pedir ajuda com as tarefas domésticas, a qualquer momento. Para evitar ruídos, explique que, mesmo distante do escritório, você precisa manter a sua produtividade no horário do expediente.
Estamos vivendo um momento extraordinário e inesperado. Um exemplo perfeito daquilo que, em gestão, é chamado de cisne negro. Mas, temos totais condições de sair fortalecidos deste episódio.
Ficarão, ao menos, dois grandes legados no mundo corporativo: aprenderemos de uma vez por todas a trabalhar remotamente e as empresas serão menos controladoras.
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.