É cada vez mais comum empresas apresentarem soluções de negócios para potenciais clientes e/ou investidores em eventos nos quais cada uma delas têm 4 ou 5 minutos para fazer seu pitch de vendas. Ou seja, expor aquilo que fazem.
E companhias de todos os tipos têm se interessado por esse formato, pois, dependendo da ocasião, acabam conversando com centenas de possíveis interessados de uma só vez. Isso economiza tempo da sua força de vendas e ainda possibilita, àqueles que têm pouco dinheiro para investir em marketing, fazer negócios com gente que não alcançariam por outros meios.
No entanto, nem tudo são flores. Como o discurso de vendas precisa ser incrível – já que a plateia tem altas expectativas – é normal que alguns apresentadores menos experientes passem vexame nessa hora pelos mais diferentes motivos. Alguns gaguejam, outros divagam, tem gente que leva muitos slides etc.
Como costumo assistir esse tipo de fala em vários lugares, selecionei alguns cuidados que você precisa ter na hora de apresentar seu pitch de vendas, se quiser alcançar bons resultados de verdade:
1) Comunique uma única ideia poderosa
Já que você não pode falar sobre tudo o que a sua empresa faz, então apresente apenas a coisa mais incrível que vocês têm para oferecer no momento. Lembre-se: quem tenta dizer tudo não diz nada. O passo-a-passo é, basicamente, esse: mostre qual problema vocês resolvem; apresente a solução ofertada; e, por fim, diga por que as pessoas devem se importar e agir no curto prazo.
2) Seja dinâmico
Num pitch é comum a audiência tomar a decisão de escutá-lo ou não logo nos primeiros segundos da sua fala. Então, vá logo ao ponto, apresente alguma informação impactante que faça com que as pessoas não consigam desgrudar os olhos de você e caminhe pelo palco prestando atenção se eles o acompanham atentos e interessados.
3) Capriche no visual
Conquiste a sua audiência também pelos olhos. O design dos slides que apresenta diz muito sobre o tipo de empresa que vocês são. Então, nada de textos longos, capriche nas imagens e pense em cores que tenham a ver com aquilo que está tentando comunicar. E é claro, vista-se adequadamente. Se a sua empresa vende algo moderno, por exemplo, você tem de parecer assim também.
4) Treine muito
Num pitch de vendas é fundamental que o apresentador exale confiança. Por isso, ensaie o máximo que puder, a ponto de saber de cor aquilo que vai falar e os ganchos que farão a plateia responder animadamente. O sucesso das apresentações de Steve Jobs – e que você consegue assistir na web facilmente – só foi possível porque ele ensaiava cada fala inúmeras vezes.
5) Escolha a pessoa certa para o palco
Nem sempre você será o apresentador mais indicado, mesmo quando é um dos sócios da empresa ou o gerente comercial. Como o pitch é uma espécie de cartão de visitas da companhia, é importante escolher alguém que tenha capacidade de comunicar o tipo de ideia que precisa ser transmitida e ainda possui domínio de palco. Quem é essa pessoa na sua empresa?
Boa parte das vendas continuarão acontecendo em mesas de reuniões nas quais estarão presentes apenas duas pessoas: o vendedor e o comprador. Mas saiba que empresas de crescimento exponencial normalmente são aquelas que conseguem apresentar seu discurso de vendas incrível para muita gente na mesma hora. E depois colhem os frutos semeados.
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.