A revolução digital vem provocando inúmeras transformações no mundo dos negócios porque as pessoas realmente têm aderido às novas tecnologias que surgem a todo momento. Se antes fazíamos nossas compras em estabelecimentos do bairro e conversa era sinônimo de olho-no-olho, hoje adquirimos os produtos que queremos em lojas virtuais e falamos com dezenas de pessoas por dia graças aos aplicativos baixados em nossos smartphones.
A consequência mais visível dessa nova realidade é que a relação das empresas com seus consumidores migrou do mundo off-line para o on-line. Só para você ter uma ideia, em 2018 foram realizadas cerca de 123 milhões de vendas via e-commerce apenas no Brasil e este número vai crescer ainda mais de agora em diante.
Com o mundo dos negócios se dirigindo para o digital, o que você tem feito para adaptar a sua empresa às novas regras do jogo? Muitos executivos acreditam que, desenvolvendo um app para chamar de seu, já resolvem o problema, mas estão totalmente equivocados. Se você quer ter sucesso on-line não pode continuar pensando com os valores off-line.
O que fazer então? A saída mais fácil é aprender com as empresas que já conseguiram se “techrizar”. Todas elas costumam seguir quatro passos, independente do mercado em que atuam, e ensinam:
1) Procure ajuda de uma consultoria especializada
É a forma mais rápida de vocês adquirirem conhecimento sobre o que precisam fazer para que a companhia aproveite as oportunidades que existem no mundo digital. Além disso, o olhar e a bagagem de um consultor externo experiente pode auxiliá-los a enxergar aspectos da empresa que hoje em dia vocês ignoram.
2) Estabeleça parcerias com startups do setor
Até mesmo grandes companhias já entenderam que estreitar o relacionamento com empresas de tecnologia que estão liderando a inovação em seus mercados é a melhor coisa a fazer. Por isso, procure mapear quais startups atuam na área de vocês, agendem visitas, conciliem formas de realizarem algo em parceria e, depois, mãos à obra!
3) Use a tecnologia para melhorar a experiência dos clientes
A pergunta central é: “Quais soluções de tecnologia precisamos colocar em prática para que nossos clientes fiquem mais satisfeitos com os produtos e serviços que ofertamos?” E lembre-se que a resposta pode ter a ver com iniciativas bastante simples. Quando você consegue agendar fácil um horário de atendimento com o cabeleireiro por meio do WhatsApp, o digital já está afetando positivamente a sua experiência de consumo naquele salão de beleza.
4) Contrate jovens profissionais
Temos de concordar: quem mais acompanha aquilo que acontece no mundo digital são as pessoas com menos de 30 anos de idade. Por isso, procure contar com gente jovem em sua empresa, coloque-as para trabalhar próximo dos clientes e dê espaço para que desenvolvam ideias. O que falta para algumas companhias é simplesmente profissionais com disposição e capacidade para operar a transformação digital.
Talvez você até pense que a revolução digital ainda vai levar algum tempo para impactar o seu negócio. Ou, ainda, que nunca o afetará. Mas, cuidado! É bem provável que seus concorrentes estejam fazendo a lição de casa deles agora mesmo.
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.