Artigos

Quando demitir clientes

A princípio, a orientação de demitir alguns clientes pode parecer, no mínimo, contraintuitiva. Afinal de contas, o que geralmente pregamos é que as empresas devem cuidar da carteira ativa e,…
LEIA MAIS

O poder das pequenas equipes

Cada vez mais sou contatado por empresas que buscam formas eficazes de promover a alta performance dos seus colaboradores e uma das abordagens que recomendo a muitas delas é a…
LEIA MAIS

O silêncio organizacional ruim

Percebo que algumas coisas não andam bem em uma empresa quando as pessoas que trabalham por lá preferem o silêncio, ainda que o barco esteja afundando. Em resumo: quase todo…
LEIA MAIS

O efeito-halo na gestão de pessoas

O efeito-halo é um viés cognitivo no qual a nossa percepção geral sobre uma pessoa é feita tomando por base alguma característica específica, sem considerarmos de modo imparcial outros fatores…
LEIA MAIS

Inteligência Emocional na liderança

A Inteligência Emocional (IE) é uma habilidade cada vez mais valorizada no mundo do trabalho e, em essência, trata-se da capacidade de você reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções,…
LEIA MAIS

A habilidade de conduzir conversas difíceis

Uma das habilidades cruciais no trabalho de liderança é a capacidade de conduzir conversas difíceis. Saber ser assertivo naquelas situações que exigem algum feedback duro, o tratamento do baixo desempenho…
LEIA MAIS

A decisão estratégica de Mandela

Ao completar 12 anos de encarceramento (no total foram 27), quando vivia nas duras condições da Ilha Robben, Nelson Mandela tomou uma decisão estratégica que não só transformou a sua…
LEIA MAIS

Líderes estratégicos são cerebrais

Uma das coisas que mais aprecio em meu trabalho de consultor é a possibilidade de conviver com executivos que têm uma capacidade estratégica admirável. Quando ninguém sabe direito o que…
LEIA MAIS
Contato

Vamos conversar?