Para muitas pessoas, tudo de bom que acontece nas empresas é fruto do exercício da liderança, enquanto tudo que dá errado é porque alguém exerceu a chefia (uma espécie de “antiliderança”). Mas será que isso é realmente verdade?
Preciso que te dizer que não. A chefia tem a ver com os papéis formais de gestão em uma estrutura organizacional e, por sua vez, a liderança está relacionada com a sua capacidade de influência pessoal. Ou seja, as duas – chefia e liderança – são críticas para qualquer profissional que almeja uma carreira de gestão ascendente.
No Drops de Liderança de hoje, Wellington Moreira explora as nuances dos dois conceitos de um jeito bem didático e objetivo, como sempre. Vale conferir!
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.